quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Carnaval termina, ano começa

Marcelo Mesquita

O desfile das escolas de samba, principalmente do Rio de Janeiro, é algo que encanta o público local e estrangeiro. Centenas de pessoas lotam as arquibancadas. As escolas levam para a Sapucaí um brilho e pompa tão exuberantes que alguns dizem que é o maior espetáculo da Terra. Este ano de 2013 não foi diferente e continua a fazer jus ao grande show que é. No entanto, além do público que acompanha os desfiles, há uma pessoa em especial nas quais as escolas têm que mostrar que seus quesitos valem mais do que as outras. Essa pessoa é o jurado. No carnaval do Rio deste ano, os jurados deram mais notas 10 para a Unidos de Vila Isabel que acabou por levar o título. Além de ter sido considerada a favorita, a escola agradou os jurados com o enredo “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – ‘água no feijão, que chegou mais um’”.
A Rainha de Bateria, Sabrina Sato, esbravejou a vitória ao dizer que “A voz do povo é a voz de Deus e esse ano nós somos campeões”. Com coreografia de Carlinhos de Jesus, os ritmistas aproveitavam o intervalo das paradinhas para dançarem quadrilha. Outra figura emblemática da escola é Martinho da Vila que no dia do desfile completou 75 anos. Porém nem só de carnaval vive o público, quando a folia termina a ficha tem que cair para o ano que se inicia, e com ela vêm os impostos, as contas, cartões estourados e tantas outras dívidas que, às vezes, nem a labuta consegue sanar. Resta agora aos apaixonados pela Vila Isabel comemorarem o título, enquanto outros já devem adiantar a cura da ressaca, pois na próxima semana o ano de 2013 começa de fato, e aí sim, vamos dançar a música nossa de cada dia e sem levar nenhuma nota de jurado.
Fotos: Riotur/divulgação

6 comentários:

  1. Até que fim começou o ano...
    Achei que as pessoas estavam bem desanimadas neste carnaval.

    ResponderExcluir
  2. Desse jeito mesmo. Mas o ano vai começar mesmo é depois do domingo desta semana, rs.

    ps.: Curti o blog. Você escreve bem.


    __________________
    http://reforcando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    passando para conferir suas novidades!

    Ah fiquei "triste" pela posição da Gaviões, mas está valendo!

    até a próxima!

    abçs

    ResponderExcluir
  4. É muito bonito mesmo e o que há de mais bacana é a preparação e a disputa, no entanto, não vejo como algo tão democrático. Ainda prefiro o carnaval da Bahia..rsrs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Tenho nada contra em se divertir e comemorar o Carnaval... porém até essa festa no Brasil, o governo usa para ganhar muito dinheiro, o povo gasta o que não tem, e vivem alguns dias de ilusão de dura realidade brasileira...

    ResponderExcluir