sábado, 9 de julho de 2011

Artista plástico de raiz indígena

 
O artista plástico e designer Denilson Baniwa
Marcelo Mesquita
            Nascido no município de Barcelos no estado do Amazonas, e de ter passado a infância na aldeia de Baturité, o artista plástico e designer gráfico Denílson Baniwa, participa há dez anos junto com outros artistas indígenas, de projetos de defesa e divulgação de sua cultura no Brasil. Atualmente Denílson mora em Niterói-RJ e dedica-se a ilustrar o cotidiano carioca através de charges e curtas-metragens, com muito humor e crítica social, além de trabalhar conceitos modernos através de traços de seu povo.
Duo Postal: Quanto tempo você viveu na aldeia de Baturité?
Denílson Baniwa: Minha primeira infância foi lá. Nessa época aprendi coisas que nunca esquecerei. As experiências desse tempo marcam muito meu modo de ver o mundo e das relações com as pessoas e amigos. Muito do que faço e vivo hoje é consequência das escolhas que aprendi a fazer nessa época em Baturité.
Duo Postal: Quem foi sua influência nas artes plásticas?
Denílson Baniwa: É difícil falar sobre isso. Na vida indígena a arte é cotidiana. Música, danças, esculturas, pinturas representativas, confecção de utensílios e trabalhos manuais, são coisas do dia a dia. Quando tive a oportunidade de conhecer o sentido de arte, a aura de uma tela ou escultura, percebi que muito daquilo que se fala nas escolas eu já tinha aprendido na vivência indígena. Da escola vieram influências que considero primordiais para meu trabalho. Brasileiros como Tarsila do Amaral e a sua Arte Moderna, Angeli com a Rê Bordosa, Henfil com a revista Fradim, até atualmente com o humor ácido de André Dhamer e Allan Sieber. E claro, os gringos sempre foram referências para mim. Dos ilustradores ingleses clássicos ao maravilhoso trabalho de Banksy, das PinUp’s americanas aos Nanquins japoneses.

Duo Postal: Onde você costuma expor suas obras?
Denílson Baniwa: Ultimamente a web dá muita oportunidade de mostrar sua cara ao mundo. Então tento aproveitar essa ferramenta da melhor forma possível. Além claro, das tradicionais paredes que sempre surgem, sejam mediadas por amigos ou nas conversas de bar.

Duo Postal: Que tipo de crítica social você procura passar em suas charges?
Denílson Baniwa: Eu não acredito que tudo seja culpa do governo e das politicagens que estes fazem. Acredito que 50% dos nossos problemas seja nossa culpa, a gente esqueceu como cobrar, como lutar por aquilo que acreditamos. Então esquecemos de exigir melhorias. Não falo apenas de ligar para aquele que você elegeu na última eleição, mas, por exemplo, não jogar lixo no chão. Essa sim é uma forma de melhorarmos nossa situação. E isso parte de nosso próprio desejo de mudar as coisas. Isso sem falar que aquele lixo se não recolhido a tempo, irá causar inúmeros problemas, desde inundações e ratos, até problemas de saúde. A outra parte é culpa dos governantes que fazem do Legislativo, Judiciário e Executivo, apenas escadas de empregos e bons salários. E isso depende de nós para mudar. O que quero com a arte que faço é dizer: façamos nossa parte para melhorar nossa cidade, aí sim teremos moral de chegar ao gabinete dos políticos e dizer: faça sua parte!
Duo Postal: Por ter raízes indígenas, você lida com questões ambientais em suas obras?
Denílson Baniwa: Sendo indígena ou não, atualmente não há como esquecer questões ambientais. E sendo indígena é quase uma obrigação pautar o meio ambiente  e outras questões sociais no meu trabalho. Vejo muita coisa acontecendo e é preciso escolher um lado, você está do lado do crescimento econômico sem regras, ou do lado que respeita o ser humano e o que ainda temos de preservado no nosso país? Hoje não há mais florestas na Europa. Há usinas de energia atômica causando danos às pessoas no Japão, lixo tóxico despejado nos rios dos EUA. É isso que queremos para o Brasil? Eu não quero.
Duo Postal: Como é feito esse trabalho de levar às pessoas a cultura indígena em seus desenhos?
Denílson Baniwa: Eu tento passar um lado menos exótico, menos hollywoodiano, menos fantasia. Eu quero passar a realidade, o que realmente acontece nas aldeias e o que os indígenas pensam sobre a sociedade e sobre o mundo. Hoje o que vejo é muita gente tendo uma idéia exótica sobre os indígenas, do tipo que sempre foram explorados pela mídia, do tipo que indígenas tem que permanecer como em 1500. Esquecem que hoje existem centenas de professores, médicos, enfermeiros, advogados, executivos no Brasil, todos indígenas. Os índios estão lutando por espaços na sociedade e cada vez mais conseguindo gerir sua própria vida, sem esquecer de suas raízes e da sua identidade cultural. Somos mais de 100 povos indígenas no Brasil, cada um diferente do outro. Tem aqueles que aprenderam a usar as ferramentas como mídia e governo a seu favor, e há aqueles que continuam sendo explorados e enganados como em 1500. Precisamos mostrar essa outra face indígena, o lado em que o cocar e o andar nu não faz sentido. É essa realidade que quero passar, o indígena real, aquele que ainda sofre, mas tem força de levantar e continuar lutando por melhores dias.
Duo Postal: Ser designer gráfico te ajuda em criar e trabalhar com novas perspectivas?


Denílson Baniwa: Trabalhar com design, é resultado das experiências que tive, das pessoas que conheci e das escolhas que fiz até agora. O design gráfico tem presença fundamental no nosso cotidiano, tudo é pensado e trabalhado para que faça sentido e represente sua função de comunicar de forma eficaz. O ato de criar uma comunicação que seja reconhecida e aproveitada por todos é maravilhoso. O mais legal é que, com tudo o que aprendi fora de Baturité, posso ajudar outros indígenas e gerar uma nova rede de conhecimentos. Então, quando posso, ajudo no Centro Amazônico de Formação Indígena em Manaus, como professor de informática e ao mesmo tempo a formar novos pensadores e críticos da realidade indígena atual. Ou simplesmente criar uma referência dentro da sociedade, onde indígenas podem estar em grandes empresas e ter a mesma competência dos não-índios.
Fotos: divulgação

25 comentários:

  1. excelente entrevista, galera!
    parabéns!

    http://manuscritoperdido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei os trabalhos postados... Dá para sentir que por trás tem uma força criativa muita grande... e Muito boa a entrevista!

    Parabéns pelo post!

    ;D

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito impressionada com a entrevista. Denílson é objetivo, sem teteretê; não dá respostas-padrão, não chove no molhado. Adorei especialmente dois momentos: quando ele disse que a arte indígena está no dia a dia (ao contrário, infelizmente, do nosso caso) e quando afirmou, lindamente, que 50% de nossos problemas são culpa nossa. Isso me emocionou e vem exatamente ao encontro de minha postagem de hoje no Lugarzito. Feliz coincidência! Beijos! Sucesso! Foi um prazer estar aqui!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a entrevista .GoSTEI do blog e já estou seguindo :)Bjss

    http://eupossofazeradiferenca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Interessante seu blog..
    Muito bom ^^

    http://angelmartinss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ótima a entrevista \õ http://foiclicado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Boa entrevista e trabalho bastante interessante. Gosto de cultura. Gosto de Brasil!

    http://futuramuseologa.blogspot.com

    Ah, respondendo o que comentou lá no blog, o começo meio delirante 'será que seria capaz de matar meu marido' é realmente o título do primeiro capítulo do livro Meu Destino É Pecar de Nelson Rodrigues.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, gostei mesmo"
    Dom é dom!

    http://joycebc.blogspot.com/

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Muito legal! Eu nasci em uma cidade praticamente indígena. A arte que vem de lá é espetacular, cheia da Mãe Natureza. Achei bacana a parte em que Baniwa diz que tenta passar o lado menos hollywoodiano possível... E isso é importante. O que vemos nos cinemas, é de longe a verdadeira essência desse povo, aliás, do nosso povo.

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que é dom que Deus dá para a pessoa! uma sensibilidade incrivel para desenhar!
    Venha conhecer nosso blog tbm
    Abraços
    Renata
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Entrevista excelente, mostrando um pouco mais sobre a vida desse talento genuinamente brasileiro!

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. shooow ese blog veyy!!
    seguindo ;D
    segue awe ;D

    http://iulydoth-fisicateu.blogspot.com/
    http://iulydoth-fisicateu.blogspot.com/
    http://iulydoth-fisicateu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. muito bom,
    e o blog tbm
    vou seguir se quiser retribuir ficarei muito grato
    abçs
    http://meninos-cor-de-rosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. A cultura indígena é tão interessante.. pena que muita gente não os leva a sério. Posso até dizer que tem gente que nem se quer lembra da existência dos mesmos.

    A gente pode aprender tanto com eles..são coisas diferentes ao mesmo tempo que existem coisas que deveriam fazer parte do nosso cotidiano, como educação, luta, defesa da cultura.
    =)
    Putz, se todo mundo um dia pudesse conversar com um índio.. faria tão bem pra sociedade.
    Ótimo post. Mostra um assunto no qual ninguém se interessa. :)

    Se quiser visitar meu blog.. fazia tempo que não atualizava e não sei se você o conhece.
    Enfim, aqui está o link.. http://delirioseparanoias.blogspot.com
    Até mais.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do seu blog, suas postagens são otimas, estou seguindo se poder retribuir serei grato!

    http://blogtatudodominado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Nada como valorizar a arte!
    Sempre me encanto com seus posts, são fantásticos.

    ResponderExcluir
  17. Ótima entrevista! Ótimo Blog! as vezes a gente acha coisa boa na blogosfera..
    Não conhecia o trabalho do Baniwa, achei fantástica a estética e a combinação de cores que ele utiliza. vou procurar saber mais.
    abraço
    Banquete dos Mendigos

    ResponderExcluir
  18. Ótima entrevista e muita criatividade.
    Artes plásticas são encantadoras :D

    to te seguindo, se puder segue de volta e comenta *-*

    www.luliskd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Este é o retrato (sem intenção de trocadilho, rs) verdadeiro de um ARTISTA. Que não nega suas origens e tenta mostrar, em meio a um mundo tão diverso, que há outra formas de ver e viver a vida, e o mais importante, com orgulho de ser o que é.

    Show de bola!

    ResponderExcluir
  20. - - Muitoo Bommm.

    Atenciosamente;
    http://maaxmuniz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Adorei a entrevista.
    O Denílson é um talento!
    Parabéns e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  22. nossa ele tem um otimo ponto de vista... e hoje a arte en certos pontos esta tão depreciativa..

    queria muito investir nisso desenho a muito tempo.. mas aqui onde estou é praticament eimpossivl pois não tenho apoio necessario

    ResponderExcluir
  23. Parabéns ,excelente entrevista.
    E muito obrigado por divulgar o trabalho do Denílson , o que ele faz é muito interessante.
    Eu particularmente gostei muito da ideia dele de fazer arte sobre o que realmente é a cultura indígena.

    ResponderExcluir
  24. Amei a entrevista, adoro o Denilson! *-*

    ResponderExcluir