sábado, 5 de fevereiro de 2011

Arteterapia promove o bem-estar

Thairiny Diniz
Diferente da terapia ocupacional, em princípio pelo próprio nome, a Arteterapia não tem como intenção "ocupar", mas sim proporcionar experiências de criação, autoconhecimento e crescimento pessoal, pois são atividades que vão além da atuação do terapeuta.
Depressão, ansiedade, inibição, autoestima baixa, doenças crônicas, distúrbios alimentares, problemas conjugais, estresse, comportamentos violentos, distúrbios do sono e traumas de infância, são alguns dos problemas apresentados pelas pessoas que mais buscam a arteterapia como auxílio para cura dessas enfermidades do homem moderno.
As atividades desenvolvidas neste processo permitem trabalhar harmonia, espontaneidade, coordenação motora, motivação, auto-imagem, superação de obstáculos, desinibição, entre outras. Consequentemente ocorre um aperfeiçoamento na forma de comunicação do sujeito consigo e com o grupo que interage.
Na maioria dos casos, é aconselhado por especialistas de áreas como Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, pois o paciente se envolve com a arte e, por algumas horas, corpo e mente relaxam, propiciando um verdadeiro bem-estar.
De acordo com a Psicóloga e Professora de artesanato, Solange Oliveira, “o mundo mágico das artes pode levar ao profundo relaxamento”. Ela desenvolve um trabalho com a arteterapia há seis anos. Atualmente em um espaço maior, a Pinte & Borde, no Jardim Icaraí em Niterói.
A professora afirma que a falta de ocupação leva o indivíduo ao isolamento. Em suas aulas, os alunos interagem, trocam experiências e fazem novas amizades. Segundo a aluna Rosely Andrade, “uma tarde na Pinte & Borde, vale mais que um mês de terapia”.
Solange garante que o artesanato, além de ser uma terapia, pode tornar-se uma fonte rentável. Algumas alunas já pagam suas aulas com o próprio ganho de peças vendidas, o lucro depende do capricho e nesse quesito a professora ressalta sua exigência, “capricho e bom acabamento é tudo.” A partir de seis anos já se pode participar das aulas e não tem limite de idade.

23 comentários:

  1. Interessante! Vale ressaltar que se expressam muito bem, e o blog tem tudo pra dar certo! Sucesso futuro jornalistas!

    ResponderExcluir
  2. Excelente blog! Textos muito bem redigidos.
    Parabéns e muito sucesso.

    http://poisonmandyfpb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Poxa, muito bacana, o assunto.
    Não tinha conhecimento sobre o tema,

    beijos.

    http://poeirafina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. COnhece uma pessoa que passou por um trauma mt grande, e agora ela é quase obrigada a ter ocupaçoes para nao entrar em depressão. Além de voltar a estudar ingles ela tá fazendo uma peças de arte, funciona mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Eu, quando criança, precisei por ordem da escola participar de arteterapia (porque eu brigava muito). Não acredito que ajudou muito nas minhas habilidades sociais. Na verdade, acho que até me inibiu mais...

    ResponderExcluir
  6. O mais legal de tudo é que todo mundo pode participar, até mesmo quem não tem nenhum problema psicológico, o que quero dizer, é que nem pra todo mundo vai servir como um "remédio", e sim apenas como lazer. :)
    Fico muito feliz que como futura psicóloga encontro ideias originais e interessantes ligadas à minha área.!

    ResponderExcluir
  7. Realmente a arte pode contribuir muito para a nossa saúde...música, letras, teatro, pinturas, esculturas...tudo o que nos faça enriquecer a nossa realidade com a nossa imaginação. Quando estou muito estressado, pipocas, chimarrão e 2 horas de um bom filme me fazem "viajar" e me levam a um estado de bem estar muito grande.
    Sucesso ao blog.
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. segui vc devolta sou dono do daanalldays e vlw pelo comentario

    ResponderExcluir
  9. nunca tinha ouvido falar de arteterapia.
    ela nao me parece nada além de uma variante do velho e bom passatempo. estou redondamente enganado?

    ResponderExcluir
  10. achei legal o texto, concordo com tudo que foi dito, mas só acho que arteterapia é um nome mais bonito que estão dando para algo comum que as pessoas já fazem e/ou conhecem.

    ResponderExcluir
  11. É verdade, o artezanato pode ajudar as pessoas tanto fisicamente, mentalmente, como financeiramente! muito boa curiosidade...

    ha, se tiver um tempinho passa lá no meu blog, estamos com uma matéria investigativa incrivel, remédios públicos são jogados no lixão...

    parabéns pelo blog!
    http://circulodf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Achei seu blog na comunidade Jornalistas Blogueiros e adorei. Também faço jornalismo, estudo na PUC-Rio.

    parabéns pelo blog e belíssimo texto.

    beiijos ;*

    ResponderExcluir
  13. Verdade, bastante interessante este assunto, confesso, apesar de entender pouca coisa disso. rsrs
    Ah e concordo com algumas coisas do texto *-*

    ResponderExcluir
  14. Ah gostei.
    Eu gosto de artesanato :D
    EU faço cadernos costurados a mão, e realmente é uma terapia. shuashau

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito deste texto, realmente é algo que a medicina tá reconhecendo e que há muito tempo já estava explícito. A arte é algo que muda nosso estado de espirito e faz um bem maravilhoso às pessoas que apreciam ou participam dela diretamente.

    Creio que, se as pessoas separassem mais um tempo para apreciar qualquer tipo de arte ou cultura, sua qualidade de vida melhoraria substancialmente.

    Parabéns pelo post Gabriele e Marcelo.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pelos comentários!
    Eu, descobri tudo isso na prática.
    Fico feliz por terem se interessado no assunto e voltem sempre!
    Beijão ;)

    ResponderExcluir
  17. Adorei o Blog, acho que além de informar acabou por trazer idéias para quem não tem conhecimento sobre o assunto da Arteterapia. Vivemos uma nova história de vida na sociedade, apesar de estármos cercados de pessoas, muitas vezes vivemos no isolamento, isso consequentemente acaba por trazer muitas doenças como a depressão. A arte é algo tão antigo como a história da Humanidade, quantos artistas passaram pelo mundo fazendo arte para se livrar da solidão e depressão? O mais importante de tudo isso é deixar que as cores e a criatividade sejam parceiros na cura! Parabéns

    Solange Oliveira

    ResponderExcluir
  18. ADOREI!!!! Me curei de uma profunda depressão fazendo artesanato, hoje sou viciada por tudo que fala de artesanato. Nas horas que me sinto pra baixo acabo inventando algo pra fazer. Parabéns pela matéria e nos fale mais sobre o assunto ok?

    Regina Tomáz

    ResponderExcluir
  19. Vou me soldar em moldes arteterápicos.

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Muito interessante , CONFESSO que não sabia muito sobre ele.
    Quando puder dá uma passada lá no meu blog. xD

    ResponderExcluir
  21. que maravilha! um ótimo estilo de terapia...eu realmente preciso de uma dessa >.<

    ResponderExcluir
  22. Como posso ter os contatos do espaço Pinte e borde? Tentei localizar mas não consegui.Agradeço se puder me ajudar.
    Ana

    ResponderExcluir