sábado, 19 de fevereiro de 2011

Twitter como meio de informação jornalística

Marcelo Mesquita

Muito tem se falado das redes sociais e até aonde elas conseguem chegar. A internet, já há algum tempo, se tornou o centro das atenções e basta se conectar para navegar em uma infinidade de sites dos mais variados interesses possíveis para ter o que se quer. Com este grande volume de informações, surgem as redes sociais que aos poucos conquistaram jovens e adultos que querem descobrir novas ferramentas para comunicação.
O twitter é um bom exemplo de rede social de grande sucesso, pois interage de tal forma que milhares de pessoas podem ler o que se escreveu em segundos. Lógico que a internet tem uma outra linguagem e para aqueles que estão terminando o curso de Jornalismo fica uma pergunta, “em que área eu devo começar, internet ou jornal tradicional?”.
Alguns jornalistas, até os mais experientes, acham o twitter uma ferramenta útil, porém complexa. Para o jornalista Luciano Dias, “o twitter está voltado para as novas gerações, por isso, nós mais velhos aprendemos com os estagiários a ‘twittar’”. Ele também reforça como o jornalista pode usar o twitter de um cantor, sem precisar passar pelo seu assessor para conseguir uma informação. “Quando o artista vai escrever no twitter, é para a outra pessoa que ele está escrevendo e não para os jornalistas”, conclui Luciano.
A jornalista Christina Fuscaldo, apesar de ser um pouco mais jovem, descobriu o twitter ano passado no Globo Online e desde então ‘twittou’ algumas apresentações de artistas. “No início começava a ‘twittar’ o show, chegava em casa e fazia o lide”, conta a jornalista, que em outras situações transformava um texto jornalístico em 140 caracteres e o jogava no twitter.
Em duas horas de show da dupla sertaneja Jorge & Mateus, Christina ‘twittou’ a ponto de conseguir cinco mil novos seguidores para a dupla. “Vendi o serviço de twitter para o empresário deles e ‘twittei’”, finalizou Christina.
Aos poucos, o twitter conquista o mundo e de lazer passa ser instrumento de trabalho. Parece que ainda vamos falar e escrever muito dessas e nessas redes sociais.


21 comentários:

  1. Com certeza, o Twitter tem revolucionado a vida profissional, e pessoal tambem

    Digo por mim cara, o Twitter tem me ajudado nessas questoes de noticias (la sai primeiro que nos jornais haha)

    E tambem pessoais, gracas ao Twitter abandonei a porcaria do Orkut e estou sendo mais vivo e mais expressivo!

    Abraco e bom fim de semana

    http://popodesabafando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, é mais uma ferramenta profissional prá quem quiser. A Cristina q vc. retratou está usando muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo as novas tecnologias estão aí para serem usadas, é só querer e aproveitar estes novos meios! Muito bom seu texto e novamente parabéns pela iniativa de usá-lo digitalmente!
    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. O twitter ainda não me conquistou. D:
    Por maios que eu tenha um twitter e vários seguidores e siga muitas tbm, não entendo como funciona, não vejo tanta graça. D:
    Mas o texto está ótimo *-*
    Parabéens

    bjs

    http://nowitbeggins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai ai Duo!
    O pior que ainda num teve o show por isso to ansioso mais ela virá tocar aqui sim dia 25

    ResponderExcluir
  6. Ainda tenho muito que aprender sobre isso.Pode ser um bom negócio para quem sabe usar a seu favor.

    ResponderExcluir
  7. Realmente as redes sociais redefiniram a comunicação...Hoje parece que muitas pessoas já organizam seu pensamento em 140 caracteres....a informação está cada vez mais instântanea e fragmentada

    Se quiser confira meu último post:

    http://midiacidada.blogspot.com/2011/02/um-negocio-nada-infantil.html

    Abs

    ResponderExcluir
  8. O twitter tornou-se uma ferramenta muito útil aos que querem divulgar seus trabalhos. Eu mesmo já tenho, pra divulgar meu blog.
    Além de levar informação rápida é um meio para distração.
    Muito massa o post!
    Por: http://quaddronegro.blogspot.com/2011/02/ao-som-do-silencio.html

    ResponderExcluir
  9. Apesar de ser tomado por muitas besteiras e inutilidades, com certeza o Twitter é MUITO ÚTIL para aqueles que souberem usar, assim como qualquer outra rede...

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Verdade, o twitter é um resumo de todas as noticias do mundo em 140 caracteres.

    ResponderExcluir
  11. acho o twitter o máximo da sintetização da notícia.
    como passar uma informação contundente em 140 caracteres???
    as duas redes sociais que não me pegaram são o twitter e o facebook.
    Abraçogro
    Ogro da Silva
    www.ogroland.blogstpoc.com

    ResponderExcluir
  12. Com certeza é uma ferramenta muito útil e interessante. Criei o meu perfil no twitter, mas com o tempo fui deixando de lado. Sinto dificuldade de estar postando constantemente pequenas informações. Gosto de escrever textos grandes, por isso gosto mais do meu blog.

    Ótimo post, mas aproveitando a deixa, aqui vai o link do meu twitter:

    @paulocheng

    ResponderExcluir
  13. As redes sociais revolucionaram a iternet, eu mesma acompanho as notícias pelo twitter que é mais rápido que nos noticiários.

    ResponderExcluir
  14. o twitter precisa ser manuseado com intuito. ele tem sua utilidade só que temos que saber usá-lo perfeitamente e traze-lo a nosso favor!

    http://multinathanny.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Duas ferramentas que uso são o Twitter e o Facebook, um para me manter atualizado e o outro pra compartilhar coisas com os amigos, mas ainda acho que o twitter uma mídia totalmente descartável, mas não no sentido de inútil, mas rápida e sem muita interação entre os usuários.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Marcelo, muito bom o texto.
    Depois que comecei a utilizar o Facebook deixei o twitter um pouco de lado, mas através dele podemos chegar bem mais rápido a diversas notícias sem se quer procurarmos.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  17. Olá Duo, gostaria de fazer uma parceria, uma troca de banners, mas acho que vcs ainda não criaram o seu. Seria bom vcs criarem, facilita a divulgação. Abração.

    ResponderExcluir
  18. Certamente o twitter é uma inovação que contribui com a expansão do jornalismo online e pode até ajudar algum site ou jornalista a ascender profissionalmente.
    Eu tento fazer isso com meu blog. Comecei o meu curso de jornalismo esse ano e tenho boas expectativas!
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. gosto muito do twitter
    e adoro quando as empresas me abordam pedindo opiniões dando dicas e mandando links para promoções
    =]

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir