domingo, 10 de agosto de 2014

Conflito indisciplinar entre professores e alunos em escola francesa

Marcelo Mesquita

Adolescentes vivendo conflitos de identidade, descobrindo a vida, tentando uma socialização com os colegas, discutindo com professores, tendo que viver sem qualquer perspectiva de futuro. Cenas que seriam típicas de qualquer escola pública brasileira, porém o filme “Entre os muros da escola” mostra uma possível realidade em que alunos que estudam numa escola francesa enfrentam. Seus segredos, curiosidades, problemas psicológicos e familiares são postos à prova, obrigando um simples professor de francês, senhor Marin, a ter o papel de carrasco e salvador, em concordar com certas punições, mas contestando-as sempre na esperança de acreditar no bom desempenho educacional de seus alunos.
           
No decorrer do filme conhecemos histórias de alguns alunos, porém ficaram lacunas que possivelmente possam confundir o espectador sobre que destino esses adoráveis adolescentes tiveram na vida, no entanto o que fica bastante explícito é o conflito interno vivido pelo senhor Marin, que tenta às vezes sem sucesso, amenizar certas punições que os outros professores querem impor aos estudantes. Mesmo após ter comparado duas alunas como vagabundas, sua convicção pelo melhoramento disciplinar deles não diminuiu.
           

Tudo indica que todos viveram felizes para sempre como nos contos de fadas. Professores comemoram gravidez de colega, alunos retornam para seus países de origem, às vezes a contragosto, mas o que isso importa? Há reconciliação de alunos com colegas e professores, e para fechar com chave de ouro, nada melhor do que uma partida de futebol na quadra da escola em que todos, até o diretor, troca alguns passes com os estudantes, provando que realidade e ficção andam bem longe, independente se a escola fica no Brasil, na França ou no Marrocos. 

3 comentários:

  1. Eu, que estudei em escola montessoriana, penso cada vez mais no caos que é o estudo aqui e em qualquer lugar! Os pais acham que a escola precisa educar seus filhos... a escola acha que cumpre seu papel, e com isso, o mundo vai ficando cada vez mais conflituoso.
    E o filme, trás alguma opção de fato, ou é apenas "entretenimento"?!

    ResponderExcluir
  2. Para min escola é muito parecida com a prisão

    ResponderExcluir