domingo, 12 de fevereiro de 2012

Venda de máscaras aumenta 15% este ano

Olga Gibert e a Fábrica Condal
Marcelo Mesquita

            Há mais de 50 anos a Fábrica Condal, situada no bairro de Neves em São Gonçalo, produz milhares de máscaras todos os anos. Inaugurada pelo artista plástico espanhol Armando Valles, a fábrica é famosa por reproduzir desde o final da Ditadura, faces de políticos, entre eles a presidente Dilma Rousseff, José Sarney, Leonel Brizola, entre outros. A esposa do fundador e proprietária Olga Gibert admite que para 2012 nenhum político apareceu muito em evidência, como em 2010 que tínhamos o Barack Obama recém-eleito ou no ano passado que tínhamos o divertido Tiririca, mesmo assim as máscaras dos políticos fazem muito sucesso entre os jovens, principalmente no norte do Brasil. Entre as personalidades internacionais destaque para o ditador líbio Muamar Kadafi, o terrorista Osama Bin Laden e o rei do pop Michael Jackson. As máscaras são vendidas em lojas de artigo para festas em todo o Brasil e os pedidos para este ano aumentaram em 15% em relação ao ano passado.
            - O carnaval de rua deste ano vai ser muito maior do que nos anos anteriores, além das máscaras de monstros, as fantasias de oncinha estão muito marcantes – conclui Olga.
            Exportar as máscaras para a Europa em dificuldades e ainda ter que competir com o mercado chinês fez a fábrica Condal ter uma queda de 70% em relação ao ano passado.
            - Exportamos poucas máscaras este ano porque a Europa está em crise e perdemos também por causa das máscaras chinesas – admite e continua – mas a diferença das nossas máscaras para a dos chineses é que tudo aqui é feito com amor – afirma a proprietária.
             Além de políticos e artistas a Condal também produz máscaras de jogadores de futebol, personagens infantis, monstros clássicos como o Drácula e animais como girafas e leões, porém o personagem de maior sucesso de vendas ainda é o King Kong.
            Para o processo de criação, um artista plástico faz a escultura em argila de cada rosto dos personagens na própria fábrica, depois de passar no gesso e na máquina, é finalizado com a pintura. Olga Gibert está à frente da produção das máscaras para fazer o carnaval do Rio de Janeiro e do mundo mais alegre e divertido com rostos de famosos em toda parte.
Fotos: Marcelo Mesquita

10 comentários:

  1. Galera gosta de fantasiar e dexa de ser realmente as pessoas que são ! :l

    http://manolofailbr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. pro carnaval vai ser otimo olha ja estou te seguindo me segue tb http://cabelosescuros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. tbm com esses políticos corruptos tem mais q vender mesmo! rsrs

    passa lá no nosso blog
    http://uaimeu10.blogspot.com/2012/02/trajetoria-de-whitney-houston.html

    ResponderExcluir
  4. Olá
    A cada ano surgem mascaras e personagens novos né
    Anda mais nesta epoca de carnaval né
    Grande abraço
    valewwww
    Fernando dos Santos
    Fernu Opina

    ResponderExcluir
  5. Que postagem mais mascarada, no bom sentido!!!
    Época de carnaval as máscaras são muito bem recebidas. E cada época tem um personagem de destaque, né mesmo? Teve um carnaval que me senti na al quaeda de tanta máscara do bin laden que estava na rua.
    qual será a deste ano?

    ResponderExcluir
  6. muita gente nem precisa de mascaras de tão mascarados que são

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostei das máscaras. Mas a verdade é que andamos mascarados a maior parte do ano.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não fui pro carnaval, mas se tivesse ido com toda a certeza arrumaria uma máscara da Narcisa Tamborindeguy, HAHAHA. :D

    :*

    ResponderExcluir
  9. Viva o carnaval.... Pena que na cidade onde eu morro não pode anda de mascara no carnaval.... Mas ficar muito lindo mascarado as pessoas.

    ResponderExcluir