sábado, 25 de fevereiro de 2012

Publicitário Pedro de Luna investe em quadrinhos esportivos

Pedro de Luna
Marcelo Mesquita

            Nascido em Volta Redonda, o publicitário e desenhista Pedro de Luna que desde os nove anos de idade mora em Niterói, começa a se interessar por quadrinhos a partir da adolescência. Mas foi nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro em 2007 que Pedro inicia desenhos com certo teor esportivo.
            - Fiz um pôster em que mostrava a cidade e as pessoas praticando esporte, só que era uma paródia com os jogos do Pan, por exemplo, na corrida de obstáculo fiz um cara correndo desviando dos carros e pulando sobre cocô de cachorro – ironiza.
            Desde então, Pedro começa a notar que há pessoas que se interessam em quadrinhos esportivos e percebe que em alguns jornais de grande circulação não têm charge esportiva.
            - Pensei em fazer uma sobre o meu time de coração, em que pudesse desenvolver uma resenha esportiva de cada jogo do Fluminense nos quadrinhos – afirma Pedro.
            A ideia era que todo jogo do Tricolor, Pedro assistisse e desse sua opinião em forma de tirinhas. Em 2010 as tiras foram publicadas no blog www.quadrinhosdoflu.wordpress.com e fizeram muito sucesso quando o clube foi tricampeão brasileiro. Depois de uma pausa no ano passado Pedro inicia 2012 com novas ideias, inclusive de publicá-las num jornal em parceria com outros desenhistas torcedores de clubes rivais.
            - Pensei em retomar com intenção de até estampar as tirinhas em camisetas ou em outros produtos, imagino que poderia entrar num jornal até quatro quadrinhos, a minha do Fluminense, outro de um botafoguense, flamenguista e vascaíno e cada um fizesse a análise da rodada e colocasse o seu ponto de vista – conclui.

Charge produzida por Pedro de Luna
            Pedro não pensa em criar um personagem específico, os protagonistas seriam os próprios jogadores e técnico do clube. Porém as ideias de Pedro não têm limites, para ele seria muito bom se o Fluminense abraçasse o projeto a fim de expor as tirinhas no site do clube, patrocinasse em revistas em quadrinhos ou em uma animação que pudesse passar no intervalo dos jogos.
            - Porque no fundo é uma homenagem que faço ao Fluminense e também é uma forma de ser ouvido, pois a gente nunca sabe se o clube ou o técnico leva em conta o que a torcida está querendo – garante.
            Os quadrinhos ainda ajudam Pedro no dia a dia de sua profissão. Para ele é importante expressar alguma ideia nas ilustrações que realiza.
            - Hoje em dia os empresários procuram pessoas que sejam cada vez mais multimídia. Crio e também ilustro e isso acaba sendo um diferencial, porque eles entendem o que você quer e ainda bem que tenho esse dom – afirma.
            Além dos quadrinhos, Pedro de Luna ainda é autor de Niterói Rock Underground, livro independente que mostra a transição da música e da cultura no país e seus reflexos em Niterói. Em duas semanas de pré-venda já havia vendido 150 exemplares. Além de Niterói o livro já foi lançado em Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP, Curitiba-PR, Aracajú-SE e São Luís-MA.
            - O mais legal é poder levar o rock de Niterói para outros lugares do Brasil. Se o pessoal do Fluminense gostar posso ainda fazer o mesmo modelo e lançar algumas revistas em quadrinhos do clube – conclui o torcedor Pedro.
Foto: Marcelo Mesquita

7 comentários:

  1. Nossa esse blog parece um jornal... Perfeito!!! Muito trabalho para fazer um blog desse jeito (Arrumado, bem escrito, com reportagem, fotos e tudo mais). Está de parabéns e outra coisa adoro essas tirinhas..... O como é no port adoro quadrinhos bem divertidos!

    ResponderExcluir
  2. cultura é sempre válido e sempre têm que ser apoiado

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá , agradeço sua visitinha no blog
    estou te seguindo se puder me retribuir agradeço
    te espero mais vezes la no planeta feminino , sucesso no blog
    http://planet-female.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei teu blog, e curti o post. Muito legal.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!Hoje em dia muitos nem conhecem os quadrinhos...

    ResponderExcluir
  6. Olá, nossa, muito legal o seu blog. Bem curioso.
    Nos favoritos!
    bjs

    --

    vale conferir:
    http://joycebc.blogspot.com
    e
    http://leiturasaborcafe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. quadrinhos esportivos não são muito comuns

    ResponderExcluir