sábado, 20 de agosto de 2011

Museu Interativo de Matemática na UFF em Niterói-RJ

Marcelo Mesquita

            O museu faz parte de um acervo que pertence ao LEG (Laboratório de Ensino da Geometria) da UFF (Universidade Federal Fluminense) e busca tornar a matemática mais atrativa para os alunos. O objetivo é desenvolver conhecimentos matemáticos de uma forma lúdica e interativa para o visitante do museu. A exposição aconteceu em maio, mês em que se comemora o Dia da Matemática, justamente para lembrar a importância da disciplina no dia a dia de nossas vidas.

Monitora Ohanna Moura e a coordenadora Ana Maria Kaleff
            Ana Maria Kaleff, coordenadora do Museu Interativo de Matemática e responsável pelo LEG, nos conta sobre a importância da exposição e afirma, “no Laboratório de Geometria nós temos tentado trabalhar com a parte do deficiente visual. Todo o material que nós criamos no laboratório, estamos adaptando para o deficiente” e conclui, “precisamos formar nossos licenciandos para que eles enfrentem essa dificuldade da educação inclusiva, isto é, eles vão ter de trabalhar com deficientes visuais, auditivos, além de alunos com outros tipos de deficiência”.
            Compareceram ao museu aproximadamente 500 alunos de mais de 30 escolas públicas das redes municipal, estadual e também de instituições particulares do Estado do Rio de Janeiro como Macaé, Niterói, São Gonçalo, Volta Redonda, Cabo Frio, Baixada Fluminense e até de Barbacena-MG. Maiara Barbosa, 17 anos, aluna do CIEP Zuzu Angel em São Gonçalo-RJ, diz que acha divertido estar no museu de matemática, principalmente por aprender a resolver fração.

Monitora Ayla Gatto
             As monitoras Ohanna Moura e Ayla Gatto nos mostraram várias atividades lúdicas de matemática para desenvolver a aprendizagem dos alunos, como por exemplo, Tangram que são quebra-cabeças em que podem ser formadas várias figuras, Frac-Cubo de 3 peças que trabalha com fração, além do Poliedro de Platão, Teorema de Pitágoras, Cartões Fractais, Árvore de Base 2, Cubo-Soma, exposição de jogos, materiais didáticos e principalmente cálculos para cegos em que os alunos aprendem a calcular em placas lisas e ásperas lembrando uma leitura em Braille.
Professora Camila Matheus
             Camila Matheus, professora de Matemática do IEPIC (Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho) e supervisora do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), trouxe várias turmas de alunos para interagirem e motivá-los para o aprendizado da matemática. Segundo a professora, “os alunos ficam mais participativos num ambiente desses do que dentro de sala de aula, além de desenvolver neles a percepção visual, a criatividade e a parte artística também”, e concluiu, “sempre que puder trazer minhas turmas a eventos como este, vou trazê-los e em sala de aula desenvolvo atividades de acordo com o projeto daqui”. E sobre a importância do Museu Interativo de Matemática, a professora finalizou, “tem que fazer de uma forma com que isso surta efeito, pois não é uma aula bonitinha de passeio, é uma aula de matemática e eu busco essa idéia”.
Fotos: Marcelo Mesquita

18 comentários:

  1. Esse tipo d eevento é bom para aproximar mais as pessoas de uma das diciplinas mais temidas .
    http://andyantunes.blogspot.com/

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  2. deve ser interessante, muitas pessoas não curtem matemática, mas como é um método mais dinâmico, muitos passam a se interessar! http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com
    @Ap_Cosmeticos
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  3. Esse tipo de museu é que é legal não é aquela coisa chata de sempre

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  4. Que bacana, Marcelo! Fosse eu professora de Matemática, levaria os alunos lá. Nem sempre a gente atina como tornar as aulas mais palatáveis. Adorei saber também do trabalho inclusivo. Beijíssimos e sucesso no blog!

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  5. Oiee.
    Passando para retribuir a visita.
    Adorei a proposta do blog!
    bjos

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  6. Olá Marcelo, gostei muito do que escreveu.fez uma boa e simpática síntese do que produzimos! Obrigada pela divulgação. Faremos um museu em Macaé nos dia 02 e 03 de setembro

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  7. Muito interessante a proposta do museu, sucesso pra eles!

    ***
    Obrigada por comentar no Café de Fita.
    E quanto a postagem de covers, Joe Cocker já entrou na nossa lista, mas no primeiro post sobre covers.
    Segue link caso queira dar uma olhada nos covers que deram certo, parte 1
    http://cafedefita.blogspot.com/2011/08/musica-covers-que-deram-certo.html

    Até a próxima :)

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  8. muito bom a ideia.
    pena que não tive oportunidades como esta quando criança.

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  9. Visitar um lugar assim deve ser um verdadeiro abrir de olhos pra quem tem preconceito com disciplinas como a matemática... tá certo que em sala de aula depende muito de como o professor vai transmitir a matéria e o aluno pode não gostar, mas uma visita a este museu faria da matemática uma delicia.

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  10. Oi Marcelo, como seguidora e admiradora dos trabalhos da Profa. Ana Kaleff agradeço a divulgação do Evento e corroboro com o que ela postou; você fez uma ótima síntese do que é produzido no Museu Interativo de Matemática do LEG-UFF. Obrigada e Parabéns pelo Blog!

    Divulguei para nossos alunos do Curso de Pós-graduação NTEM do LANTE/UFF, o seu blog, com essa matéria.
    Abraços, Rosângela.

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  11. Olá, obrigada pela visita! Que bom que gostou do meu blog.

    Muito legal esse museu da matemática, ia ser muito bom ter algo assim na minha cidade. Faço matemática no IFES, mas infelizmente por aqui não temos coisas assim.

    Abraços
    http://suinguken.blogspot.com/

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  12. Olá!
    O que me chamou muito a atenção foi a adaptação do material para que deficientes visuais pudessem, também, interagirem com a matemática. Acredito que a exposição tenha, realmente, tido o bom resultado esperado e que, se outras universidades também tivessem esta iniciativa, seria algo bem aceito pelos alunos.

    Há uma observação que não posso deixar de fazer: a exposição aconteceu em maio, três meses atrás, o que não a torna mais notícia. Sugeriria que esta postagem fosse publicada durante ou logo após o término da exposição, quando as informações dadas teriam sido atuais, seguindo o papel do jornalismo que é dar notícias - verídicas - em tempo real.
    Fora isso, Marcelo escreveu bem sobre o museu.

    Abraço,
    OContadorDeOdisseias.blogspot.com

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  13. Como seria bom se tivesse um museo destes aqui na minha cidade seria uma otima atração para nos estudantes

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  14. Parabéns pelo blog! Matérias muito bem escritas! Vai lá no meu (que é bem malfeito, mas tá pago) http://ofensivopornatureza.blogspot.com

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  15. Legal :D
    um museu interativo!
    Nunca tinha ouvido falar!

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  16. Muito bom esse museu, aproxima as pessoas que não gostam da matemática!!
    E é preciso sempre inovar quanto aos métodos de ensino!!

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  17. Genial! Em um momento onde tantos estudantes tem "pavor" dos números é essencial trazê-los em uma forma divertida para que as aulas não se torne uma coisa monótona.
    Parabéns.

    http://prosaemfoco.blogspot.com/

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  18. Como a vitória disse, grande parte dos professores hoje em dia, ja estão buscando novos métodos de ensino. Para que o aluno não se prenda somente na parte teórica, que em tese, é a mais chata de todas.

    Muitos, como eu, preferem a prática. E nada melhor do que uma forma divertida dessas para quebrar esse paradigma da aula "chata" de matemática.

    Parabéns pelo blog

    Como é relacionado. Possuo um site para o compartilhamento de fotos, videos e textos dos momentos na faculdade.

    www.casadouniversitario.com

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