sábado, 30 de julho de 2011

O humor em Stand up Comedy

O humorista Paulo Vinnicius
Marcelo Mesquita

Ele é sem dúvida um dos maiores comediantes do Brasil. Também com seus dois metros de altura, os outros são todos pequeninos perto dele. Esse é Paulo Vinnicius que desde 2008, quando fez um curso de teatro de formação básica de 10 meses na UFF, com Cecília Vaz, percebeu que com suas piadas o humor ia ser um sucesso em sua vida. Paulo foi indicado a fazer um curso de Stand up Comedy ministrado na época pelo ator e comediante Fábio Porchat, ator e redator da Rede Globo e um dos pioneiros do estilo de comédia no Rio de Janeiro. Desde então, Paulo Vinnicius não parou mais e fundou com alguns amigos o grupo Doida Comédia Stand up, que apesar de fazer humor, também faz um trabalho sério.

Duo Postal: Você ainda faz parte do Doida Comédia? Como é a convivência de vocês?

Paulo Vinnicius: Faço sim, na realidade eu sou integrante fundador do grupo. A convivência não é fácil, mas também não é ruim. Quando convidei os atuais integrantes para serem parte do grupo Doida Comédia Stand up, eu lhes entreguei a responsabilidade da sociedade. Não quero nada para mim, não quero ser dono de um grupo como a gente vê por aí. E justamente por todos terem opiniões de peso, a coisa às vezes esquenta, mas acredito que seja exatamente isso que tem feito o grupo Doida Comédia crescer com tamanha velocidade. Essa questão da convivência é muito importante de ser trabalhada, estamos sempre discutindo, mas sempre procurando nos entender porque todos os negócios passam por isso, seja uma empresa, um grupo musical ou um grupo de humor. É preciso ter maturidade para levar essa questão a sério e fazer um bom trabalho.

Duo Postal: Você também trabalha fazendo imitações?

Paulo Vinnicius: Não, infelizmente não. Eu brinco de fazer a pior imitação do Sílvio Santos ou Zé Colméia e Catatau, Fred e Barney, mas essas são vozes que qualquer pessoa consegue fazer. Eu não tenho esse dom.

Duo Postal: Quando foi que você percebeu que o estilo stand up comedy ia funcionar?
Paulo Vinnicius: Às vezes não funciona, (risos). Mas esse é o jogo. O stand up comedy é um estilo de humor muitíssimo recente no Brasil, há centenas de pessoas que entram em um teatro para assistir os melhores comediantes Stand up do Brasil sem saber exatamente o que vão assistir. Sabem apenas que é algo de humor. O sucesso desse estilo é que as pessoas de um modo geral estavam gritando por um humor mais ácido, algo mais crítico e menos besteirol. Fui indicado por uma professora de teatro a fazer um curso com Fábio Porchat sobre stand up comedy, me apaixonei, e entrei com tudo para me desenvolver nisso.

Duo Postal: O Brasil é um país que produz muitos humoristas, você se inspira em algum deles?
Paulo Vinnicius: Como eu disse o stand up comedy é muito recente, mas me inspiro muito no Fábio Porchat, Danilo Gentili, Fábio Rabin, Leo Lins entre outros.

Duo Postal: Alguns humoristas dizem que fazer rir é muito difícil, além de às vezes sofrerem certo tipo de censura. Em sua opinião, qual o maior desafio de se fazer comédia hoje em dia?

Paulo Vinnicius: As pessoas não fazem idéia de como é o processo da construção de uma piada. Muita gente ainda acha que o comediante sobe ao palco e fala sobre assuntos desordenados e de forma improvisada. Tudo é minuciosamente planejado e as piadas são testadas ao longo dos shows. No humor mais tradicional no Brasil, o comediante personagem, ou ator, recorre a piadas da internet, ou livros e fazem uma interpretação das mesmas. No stand up, cada comediante necessariamente escreve seu próprio texto. Imagine como fazer para saber se uma piada é engraçada ou não. Dar a cara a tapa. Por isso a dificuldade. O comediante stand up escreve sobre o cotidiano e faz um humor mais crítico. O grande desafio hoje é a hipocrisia de grande parte da sociedade. De não saber interpretar algo como uma piada e sim como uma ofensa. Na coluna de um site escrevi o seguinte:
“Mas piada é piada, é para fazer rir. Uma piada é um exagero, uma caricatura, e claro sempre sem ridicularizar o alvo, mas piadas são piadas e o brasileiro ainda não consegue perceber a diferença entre ser ofendido e se sentir ofendido. É preciso ser inteligente para perceber a diferença. Isso vale para gays, negros, brancos, baixos, gordos e gigantes como eu. Antes de achar que um comediante está ofendendo sua classe, sua crença, sua cor, seu sexo, tente entender a lógica da piada, sua construção e a sua licença crítica e cômica.”
Fotos: Divulgação

22 comentários:

  1. nossa, eu nunca tinha ouvido falar nesse comediante, mas pela entrevista parece ser um cara realmente bom no que faz. Apesar de comediante, sabe falar sério, admirei!

    ResponderExcluir
  2. Como ator e escritor, tenho um grande preconceito com Stand-Up, o que ele fala não é total mentira e nem verdade absoluta!
    A forma da construção deste estilo de comédia é a mais simples que existe, sem precisar de um trabalho de ator ou preparação psicológica (como no caso do teatro e cinema). Literalmente, qualquer um faz um stand-up, e aonde que ele está vendo só besteirol? Existe muito teatro de verdade, e se ele acha que stand-up não se enquadra neste gênero tenebroso, ele está enganado. Pode ser que ele não o faça, mas que é a maioria, isso sim! isso não faz de ninguém um gênio da comédia. Sou preconceituoso, né?
    _______________________________________
    http://alteregodonuti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. legal a entrevista...vou procurar no youtube se tem video dele...sempre e bom conhecer novos talentos...

    ResponderExcluir
  4. Essa tipo de comédia está cada vez mais presente no Brasil e a cada dia surgem novos talentos e alguns, diga-se de passagem, vêm pra ficar. Eu não conhecia o trabalho desse cara, mas gostei do jeito que trabalha e de suas idéias, pois não busca apenar fazer rir por rir, tem sempre uma mensagem a ser passada.

    ResponderExcluir
  5. Não tinha visto este humorista vou procurar este no youtube sempre curto estas paradas de standy Up.

    www.lrfilmes.co.cc

    ResponderExcluir
  6. Conhecia este comediante de nome, nunca de rosto, pars ser engraçado

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar, mas tomara que faça sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Meninos, citeo o blog de vocês na postagem de hoje, em relação à entrevista de Denílson, postada no dia 9 de julho! Deem uma passadinha! Beijíssimos!

    ResponderExcluir
  9. Postagem de novo pra não ser chamado de caloteiro, rs.

    ResponderExcluir
  10. Legal a entrevista. Sou estudante de jornalismo e gostei do blog *-*

    Não sou muito chegado em stand-up
    Poucos me conseguem fazer rir em um show assim
    Hoje em dia todo mundo quer fazer isso, ta virando moda. Mas poucos são qualificados em fazer rir de verdade.

    Me visite amigo :)
    notasdamusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Interessante a entrevista.
    Adoro stand up comedy apesar de morar em uma cidade pequena e aqui não ter apresentações mais sofisticadas .... mas enfim! =)

    http://smell-of-secrets.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Passando p retribuir a visita...
    Gostei da entrevista, não conhecia o comediante....muito legal mesmo!
    Bjo grande!

    http://vulvafucsia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Nossa que blog mais divertido, ainda mais pq vcs fazem as próprias entrevistas. AMEI!

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal, passando para agradecer, pelo carinho, pelas críticas e elogios. Obrigado também ao pessoal do Duo Postal. Quem se interessar em mais informações sobre o meu trabalho acessa http://blog.paulovinnicius.com

    ResponderExcluir
  15. amo stand-up comedy, acho super divertido! parabéns ao blog e ao comediante'!
    http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com
    @Ap_Cosmeticos
    Siga o Apaixonadas por Cosméticos no Facebook

    ResponderExcluir
  16. Eu já o conhecia, muuito bom mesmo.... flw

    ResponderExcluir
  17. Muito Bom não conhecia a pessoa citada acima verei os videos dele

    ResponderExcluir