sábado, 22 de janeiro de 2011

Destruição e solidariedade em Nova Friburgo

Marcelo Mesquita

Partimos de Niterói às 08h da manhã de terça-feira, 18 de janeiro com destino à cidade de Cachoeiras de Macacu. Lá sairia mais um caminhão que nos aguardava para o transporte das garrafas de água mineral que seriam doadas às vítimas das enchentes de Nova Friburgo. Num total de 10 mil litros.
Seguimos pela RJ-116 que liga Cachoeiras de Macacu a Nova Friburgo. Nas praças de pedágio os caminhões que levavam donativos para a Região Serrana eram liberados. Pelo caminho pudemos constatar o nível dos estragos causados pelas chuvas. Presenciamos a enorme destruição causada pelos deslizamentos na estrada, em que crateras imensas ficaram abertas na pista.
Era comum ver vários carros da Polícia, Bombeiros e da Defesa Civil espalhados por toda a cidade. Caminhões de seguros haviam rebocado muitos carros que tinham sido atolados pela lama das enxurradas. Também havia casas em situação de perigo, em que deslizamentos poderiam acontecer a qualquer momento em que houvesse uma chuva forte.
Enquanto estávamos na altura da Serra Verde Imperial, faltando aproximadamente uns 13 km para o centro da cidade de Nova Friburgo, um engarrafamento impedia os motoristas de prosseguirem. Havia apenas uma passagem e a Polícia estipulava um tempo determinado para a travessia dos carros. O engarrafamento era muito grande e chegamos a ficar mais de uma hora completamente parados. O transtorno fez com que alguns motoristas saíssem de seus carros e aguardassem do lado de fora.
Apesar de ter vários caminhões recolhendo o entulho e a lama, também havia bastante lixo e destroços nas calçadas e espalhados pela rua. A maioria da população usava máscaras para se proteger de possíveis contaminações que pudessem vir pelo ar, devido a grande quantidade de poeira e ao mau cheiro que a sujeira causava. Um posto do Hemorio foi montado no centro de Nova Friburgo para que as pessoas pudessem doar sangue. A Marinha também colocou veículos para o auxílio às vítimas, além da instalação de um hospital de campanha.
O governador Sérgio Cabral também estava na cidade e anunciou projetos habitacionais e disse que a parcela do benefício do Aluguel Social será paga para os seis mil desabrigados já no início de fevereiro.
Por volta das 14h chegamos na Avenida Alberto Braune para a descarga da água. A Defesa Civil, com ajuda de voluntários, recolhia todas as doações na antiga fábrica Ypu em Nova Friburgo e descarregamos os caminhões. Segundo o motorista Ivanildo: “estar contribuindo para esse pessoal que precisa, é gratificante”, concluiu.
E não é para menos, a cidade de Nova Friburgo foi uma das mais atingidas pelas enchentes. O governo decretou estado de calamidade pública na região. Até o final desta edição, o número de mortos chegava a 742 em toda Região Serrana, com 353 mortos em Nova Friburgo, 298 em Teresópolis, 62 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, seis em São José do Vale do Rio Preto e um em Bom Jardim. Ainda há a possibilidade de encontrar mais corpos e estima-se que 25 mil pessoas ainda estejam desalojadas e desabrigadas em toda a Região Serrana.
Fotos: Marcelo Mesquita

19 comentários:

  1. a solidariedade agora é tudo...temos que ajudar nem que seja um pouco essas familias...

    ResponderExcluir
  2. Queria ver com meus próprios olhos o que está acontecendo por aí...

    ResponderExcluir
  3. Essa situação não se reverte porque não acontece com as autoridades nem com a classe alta, visto que eles moram bem e estão livres dessas calamidades.

    Mas como vem a Copa do Mundo e as Olimpíadas, talvez eles façam alguma coisa, caso contrário afetará o turismo e a imagem do Rio.

    ResponderExcluir
  4. Ta osso mesmo, Até pra esses lados meus que nunca esteve

    ResponderExcluir
  5. nossa mãe vendo pela tv ja da uma agunia, imagine ao vivo.

    seguiindo vc veio, segue agente la tbm.

    ResponderExcluir
  6. É, trágico porém o melhor que podemos fazer é ajudar.

    Eu doei uma caixa enorme com mantimentos, espero que tenha chego ao destino :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Tenho acompanhado pelos noticiários os acontecimento da Região Serrana do RJ, é triste ver o que está acontecendo por lá não tem como ficar parado, a solidariedade é fundamental nesse momento.

    ResponderExcluir
  8. Belíssimo trabalho.
    Assistindo ao jogo do meu Fluminense ontem, vi que o Fred reverteu um dinheiro conseguido com um leilão de sua camisa e da faixa de campeão brasileiro de 2010.
    Se todos fizessem um pouco, tudo seria melhor.
    No que depender de políticos.........esquece.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Essa tragédia infelizmente ficará marcada na memória de muitas pessoas que sobreviverão por pouco e perderam seus familiares por causa da enchente. Os culpados? os mesmos de sempre mas o pior é que mesmo em uma hora dessas ainda há pessoas que tentam se aproveitar da situação com o caso de dois irmãos que tentaram assaltar um caminhão com doações.

    ResponderExcluir
  10. Acho que a solidariedade é a única coisa de belo que consigo ver no meio disso tudo... Só com amor carinho e ajuda estas pessoas conseguem refazer suas vidas depois de tamanha tragédia!
    .
    Parabéns pelo Blog!!!
    .
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/01/capote.html

    ResponderExcluir
  11. Ajudar a quem precisa é sempre gratificante, ainda mais em caso de calamidade como este.

    ResponderExcluir
  12. Como já disseram, foi uma tragedia.. muitas pessoas passando por situações imensuraveis de dor, de perda... Também já doei o que pude e fico na torcida para que as coisas melhorem...

    ResponderExcluir
  13. Vc foi a Região Serrana, Marcelo? Que legal! Não sabia. Rendeu, né..
    PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  14. Outro dia estva vendo uma reportagens sobre pessoas que estavam desviando donativos... isso é desumano, além de tirar algo de quem realmente está precisando ainda desistimula quem está disposto a doar. Ainda bem que ainda com pesoas assim, muitas doações têm chegado a quem está precisando!
    .
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/01/ou-tudo-ou-nada.html

    ResponderExcluir
  15. e o povo brasileiro é o mais solidário!

    http://seenovidadeeuquero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. to seguindo, me segue tbm?
    nicoolice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Se eu pudesse ir pra ser um dos voluntários eu teria ido no primeiro dia. Mas assim como muitas pessoas, não posso. Assim como outras muitas pessoas que não querem.

    Parabéns por ter conseguido ajudar, de verdade.
    Abraço!

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir